Gandhi (Gandhi) 1982 DVDRip




Download Torrent e Legenda

Sinopse:

África do Sul, início do século XX. Após ser expulso da 1ª classe de um trem, o jovem e idealista advogado indiano Mohandas Karamchand Gandhi (Ben Kingsley) inicia um processo de auto-avaliação da condição da Índia, que na época era uma colônia britânica, e seus súditos ao redor do planeta. Já na Índia, através de manifestações enérgicas, mas não-violentas, atraiu para si a atenção do mundo ao se colocar como líder espiritual de hindus e muçulmanos.

Elenco:

Ben Kingsley (Mohandas Karamchand Gandhi "Bapu")
Candice Bergen (Margaret Bourke-White)
Edward Fox (General Reginald Dyer)
John Gielgud (Lorde Irwin)
Trevor Howard (Juiz Broomfield)
John Mills (Lorde Chelmsford)
Martin Sheen (Vince Walker)
Ian Charleson (Reverendo Charlie Andrews)
Athol Fugard (General Jan Christiaan Smuts)
Günther Maria Halmer (Dr. Herman Kallenbach)
Saeed Jaffrey (Sardar Valabhhai Patel)
Geraldine James (Meerabahen)
Alyque Padamsee (Mohammed Ali Jinnah)
Amrish Puri (Khan)
Roshan Seth (Pandit Jawaharlal Nehru)
Rohini Hattangadi (Sra. Kasturba M. Gandhi)
Ian Bennen (Oficial Fields)
Richard Griffiths (Collins)
Nigel Hawthorne (Kinnoch)
Michael Hordern (Sir George Hodge)
Shreeram Lagoo (Prof. Gokhale)
Om Puri (Nahari)
Daniel Day-Lewis (Colin)
John Ratzenberger (Tenente americano)
John Boxer


Ficha Técnica:

Título Original: Gandhi
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 188 minutos
Ano de Lançamento (Inglaterra / Índia): 1982
Estúdio: Carolina Bank / International Film Investors / Goldcrest Films International / Indo-British / National Film Development Corporation of India
Distribuição: Columbia Pictures
Direção: Richard Attenborough
Roteiro: John Briley
Produção: Richard Attenborough
Música: Ravi Shankar
Fotografia: Ronnie Taylor e Billy Williams
Desenho de Produção: Stuart Craig
Direção de Arte: Norman Dorme e Ram Yedekar
Figurino: Bhanu Athaiya e John Mollo
Edição: John Bloom

RESUMO

O filme retrata a vida de Mahatma Gandhi, considerado o principal líder da luta pela independência da Índia, após décadas de dominação do imperialismo inglês. Apesar de biográfico e de não entrar em discussões político-ideológicas, o filme mostra a situação de pobreza e exploração do povo indiano e momentos marcantes de sua luta e organização, como o terrível massacre em Amristar, onde os ingleses atingiram 15 mil homens, mulheres e crianças desarmados e a dramática marcha até o mar na qual Gandhi liderou milhares de seus conterrâneos indianos a provar que o sal marinho pertencia a todos e não era apenas uma mercadoria britânica; colocando em prática a política de desobediência civil, fundamentada no princípio da ação não violenta, considerada por ele como a maior força a ser empregada na defesa dos direitos das pessoas
Apesar da simplicidade, Gandhi era um homem de família rica, estudou Direito na Inglaterra e viveu na África do Sul. Pertencia ao "Partido do Congresso" que representava os interesses da maioria hindu.
Foi durante a luta pela independência que surgiu a divisão político-religiosa entre hindus e muçulmanos, que culminou com a divisão da região, originando dois países, a Índia e o Paquistão.

Premiações :

- Ganhu 8 Oscars, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Ben Kingsley), Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Edição. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som.

- Ganhou 5 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (Ben Kingsley), Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Roteiro e Melhor Revelação Masculina (Ben Kingsley).

- Ganhou 5 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Ben Kingsley), Melhor Atriz Coadjuvante (Rohini Hattangadi) e Melhor Revelação (Ben Kingsley). Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Edward Fox e Roshan Seth), Melhor Atriz Coadjuvante (Candice Bergen), Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som.

- Recebeu uma indicação ao Grammy de Melhor Trilha Sonora - Cinema/TV.



Curiosidades :

- Nenhum estúdio se interessou em produzir Gandhi.

- Parte da produção de Gandhi foi financiada por Joseph E. Levine, que em troca exigiu que Richard Attenborough dirigisse Uma Ponte Longe Demais (1977) e Magia Negra (1978).

- Richard Attenborough e sua esposa Sheila Sim venderam os direitos da peça teatral "The Mousetrap" para ajudar na produção do filme. Na época esta era a peça há mais tempo em cartaz em Londres.

- A quantia restante para a produção de Gandhi foi obtida com Jake Eberts, amigo de Richard Attenborough, e em pequenas produtoras inglesas, com exceção da BBC.

- Alec Guinness e Anthony Hopkins estiveram cotados para interpretar Gandhi. John Hurt e Tom Courtenay chegaram a fazer testes para o personagem.

- Dustin Hoffman tinha interesse em interpretar Gandhi, mas preferiu rodar Tootsie (1982).

- Foi Harold Pinter que sugeriu Ben Kingsley para interpretar Gandhi, após vê-lo numa peça teatral. A sugestão foi dada a Sam Spiegel, sócio de Richard Attenborough.

- Ben Kingsley ficou tão parecido com o verdadeiro Gandhi que alguns nativos da Índia acharam que ele fosse seu fantasma.

- A família paterna de Ben Kingsley é oriunda do estado indiano de Gujarat, o mesmo de Gandhi.

- Trevor Howard rodou sua participação no filme em apenas 2 dias.

- É o último filme de John Boxer.

- Cerca de 300 mil extras foram usados na realização da cena do funeral. Em torno de 200 mil eram voluntários e 94.560 receberam uma pequena quantia, estipulada em contrato. Esta cena foi rodada em 31 de janeiro de 1981, data que marcava o 33º aniversário do funeral de Gandhi.

- O orçamento de Gandhi foi de US$ 22 milhões.

Download Torrent e Legenda

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails